quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PAPO SÉRIO!

Que o nordeste é lindo eu não me canso de dizer por aqui! Mas eu estou falando do litoral nordestino, mais precisamente os locais onde estão os resorts, os hotéis de 5 estrelas e o destino dos turistas brasileiros e estrangeiros.
O problema está tão próximo, mas ninguém parece ver... É só pegar o carro e dirigir pelas estradas que ligam as cidades onde há prais paradisíacas para começar a surgir os absurdos! Passamos por várias fazendas de cana onde há muita gente trabalhando de forma precária! Não sei se recebem dignamente por isso, mas a moradia deles com certeza não é digna de nada, além de preocupação. E são quilometros e quilometros de cana para serem cortadas!


Nas fotos abaixo dá pra ver claramente a situacao precária em que vivem esses cortadores de cana e muitas das famílias nordestinas:



Essa situaçao se repete em várias "cidades" do interir nordestino!  Eu sei que turista não quer gastar dinheiro para ver isso, mas que poderíamos utilizar o lucro gerado pelo turismo nas praias do nordeste para melhorar o padrão de vida dos brasileiros! Principalmente do povo que vive no limite da miséria aqui no nordeste. Várias dessas casas tem altura inferior à de um adulto comum, 1,70m, ou seja, vivem em lugares que não podem nem ficar em pé! Essas fotos foram tiradas na estrada entre Maragogi e Porto de Galinhas, duas das praias que recebem mais turistas em todo o Brasil! Ironia, não? Pois é, mas é só chegar perto dos resorts, da praia, que passamos por uma fazenda com o símbolo da Globo em cima do morro. Essa foto não é montagem, está localizada há poucos quilometros da entrada de Porto de Galinhas. E poucos quilometros das casas de pau-a-pique do interior.


Quando a gente parar de ficar distribuindo dinheiro pra começar a valorizar o ser humano, o Brasil vai pra frente! Mas será que os governantes querem mesmo que o nordeste se desenvolva? Que os brasileiros tenham uma boa educação e que comecem a buscar conhecimento? Ou eles tem medo de que haja revolta contra essas corporações que ganham milhões, sonegam impostos e enriquecem os poucos e mesmos empresários?

Um dia a gente consegue fazer um Brasil em que os turistas tenham vontade de conhecer e orgulho de comentar! Mas não só das praias e mulatas, mas das pessoas e da educação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Assino embaixo!Parabéns pelo texto e pela "denúncia"!

Unknown disse...

Que orgulho do meu irmão!!!

Pior que é assim mesmo, Flavinho!!! Enquanto não tiver um bom investimento nas áreas rurais e precárias, enquanto não tiver um desenvolvimento decente da educação, o povo vai continuar ignorante, o que favorece a manipulação!!! Mais fácil dar 100 reais na hora de pedir voto e fingir mostrar importância com os problemas que essa grande maioria da população vive do que realmente se importar e investir, correndo o risco de mais pra frente esse povo abrir os olhos pra tanta sujeira e querer lutar contra esse sistema!!!

O dinheiro do turismo vai sempre pra ajudar no desenvolvimento das áreas que são visitadas visando um turismo maior ainda!!!
Vai ser a mesma coisa quando todos esse projetos vierem pro Brasil com a promessa de aumentar o turismo e ajudar na movimentação financeira do país!!! Você acha que isso vai ajudar a população que realmente precisa??? Jamais!!! As áreas favorecidas serão os grandes centros urbanos e pontos turísticos que já ganham bilhões por anos!!! E novamente a população que precisa vai ser esquecida...

Triste, né???

Anônimo disse...

Adorei a reflexão! Parabéns!

Fabi disse...

Flavinho...

Parabéns pelo texto e por expôr seu ponto de vista com tanta clareza! Felizmente, você ao contrário de muitos turistas, que muitas vezes preferem passar pela miséria e simplesmente fingir não ver, soube mostrar exatamente a realidade do Brasil e suas distorções que são tão extremas...